Translate

sábado, 8 de agosto de 2015

Muffins saudáveis de quinoa

Estes muffins não são bem uma sobremesa, embora levem um pouco de açúcar. São uma sugestão da Martha Stewart para um pequeno-almoço prático, saboroso e bastante saciante. A minha filha, a princípio, franziu o nariz,mas depois "rendeu-se" ao facto de ter ficado sem fome durante bastante tempo. Podem ser congelados e, de véspera, deixar a descongelar. De manhã é só comer um com uma bebida à escolha e temos um pequeno-almoço pronto.





























Ingredientes:

1 chávena de quinoa demolhada ( usei vermelha)
1/4 de chávena de óleo
2 chávenas de farinha
3/4 de chávena de açúcar mascavado
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1/2 chávenas de corintos ( ou passas)
3/4 de chávena de leite
1 ovo grande
Baunilha ( umas gotas ou facultativo)


Cozer a quinoa numa chávena de água. Depois de começar a ferver, reduzir o lume e cozinhar até que a água tenha sido absorvida e a quinoa esteja tenra ( mais ou menos de 11 a 13 minutos).



Pré-aquecer o forno a 180º.

Untar 12 formas de queijadas ( como usei de silicone não foi preciso untar)

Numa tigela média, misturar a farinha, açúcar, fermento, sal, passas e 2 chávenas de quinoa cozida. Reserve qualquer quinoa que tenha sobrado para outras utilizações.


Numa tigela pequena misturar o óleo, leite e o ovo. Juntar esta mistura à  primeira. Combine tudo e distribua a massa pelas formas.



A massa fica com esta aparência.

Cozinhe durante 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer durante 5 minutos antes de desenformar.




Espero que gostem.








17 comentários:

  1. Boa tarde de sábado de sol por aqui
    Gratidão a nossa amizade nesses 4 anos do meu Blog
    Desejo um final de semana de muita paz
    Elogios pelo post maravilhoso
    Bjussss

    └──●► *Rita!

    ResponderEliminar
  2. Que sugestão deliciosa Márcia! Cá em casa adoramos quinoa, uso bastante, sobretudo em saladas. É um ingrediente bastante versátil e considerado um super alimento devido às suas propriedades tão benéficas para a saúde.
    Estes muffins têm mesmo a minha cara, daqueles que se comem (quase) sem culpa. Ficaram lindos e é uma receita para experimentar. :) Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Vou levar a receita para experimentar a quinoa vermelha. Ainda nao experimentei, tenho estado a pintar o interior da minha casa e nao tenho tido muito tempo. Quero experimentar com calma para poder tirar o melhor partido daquele super-alimento. Este muffins parecem-me muito bem. Eu ao pequeno almoco como quLauer coisa, nao sou esquisita e por isso opto sempre por coisas saudaveis. Ja os homens da casa tem imensa dificuldade em comer de manha e gostam sempre de ter bolo ou queques disponiveis. Por isso este muffins saudaveis vao dar para enganar os olhos e saciar o estomago! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Márcia, estes muffins maravilhosos são uma excelente sugestão para um pequeno almoço ou lanche diferente. Faço sconnes com alguma frequência, pois são muito apreciados cá por casa e estes teus muffins parecem-me uma boa alternativa para experimentar novos sabores. A quinoa é maravilhosa, saudável e tão versátil, não é?
    Bjs e bom fim de semana.
    Vanda


    ResponderEliminar
  5. Ainda não experimentei quinoa.
    Adorei a ideia de aplicá-la em queques.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html

    ResponderEliminar
  6. Márcia minha querida,
    um receitinha saudável não pode faltar nunca.
    Esses bolinhos são ótimos para o café da manhã e p/ o lanche da tarde tbm.
    Amei, mais uma receita que vai p/ a minha lista que está enorme, rsrs.

    Bjs, ótimo final de domingo e uma excelente semana! ♥

    ResponderEliminar
  7. Muito saudável, adorei a dica, vou fazer para as crianças!
    Desejos de uma ótima semana...
    Beijos!
    CamomomilaRosa

    ResponderEliminar
  8. Márcia querida,

    eu já gosto de muffins e claro saudáveis muito mais.
    Lindos estes seus e com ingredientes que adoro, e adoro a cor.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ai amiga, quando eu chego aqui e olho p/suas delícias não me dá mais vontade de ir embora kkkk
    Adorei essa receita, mais uma né?
    Quanto ao potinho, é um potinho simples, depois vou tirar uma foto e colocar no blog
    Bjsss amiga e uma semana maravilhosa pvcs

    ResponderEliminar
  10. Olá, Marcita,

    Estes são os "english muffins", um tipo de "pãozinho", não é verdade? Estes ficaram com ótimo aspecto e são mais nutritivos do que os clássicos, então estou levando a receita, rsrs.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Olá Marcia!
    Rendi-me a estes maravilhosos muffins de quinoa, são muito bons..
    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Olá Márcia,
    Saudáveis e saciantes, não precisas de dizer mais, pois também já me convenceram!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, Márcia!
    Achei excelente esta sugestão e fiquei curiosa com o uso da quinoa... sem dúvida a experimentar! ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Márcia
    Ótima combinação de ingredientes.Certamente a receita ficou deliciosa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Olá! Aceitei o teu convite e já cá estou ;)
    Esta sugestão é mesmo para eu experimentar.
    beijinhos
    Bimbyces da Cristina

    ResponderEliminar
  16. Querida Márcia!
    Fiquei rendida aos teus muffins. Já descobri e agora vou experimentar, porque o meu pequeno almoço tem que ser especial, assim é só deixar a descongelar.. e comer. Ainda não arranjei paciência para usar a quinoa e sei que é rica em nutrientes. Agora vou ter mesmo que experimentar. Um bom fim de semana para ti e família.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  17. Querida Márcia,
    desejo a vc e a sua família um excelente fim de semana!
    Bjs ♥

    ResponderEliminar