Translate

terça-feira, 15 de março de 2016

Pão " pull-apart" de açúcar e canela


Tenho muitas receitas com massas lêvedas, mas sempre que aparece uma nova, fico logo com imensa vontade de a experimentar. Esta receita que trago hoje não é novidade nenhuma na blogosfera. Já a vi em vários blogues e hoje chegou a minha vez. Não é muito complicada de se fazer, embora não tenha posto o passo a passo. Podem vê-lo no link que deixo abaixo, pois foi de lá que tirei a receita.
Só posso dizer que todos os que provaram este pão "pull- apart" o adoraram e já pediram para eu repetir. Fica fofinho por dentro e com aquela crosta estaladiça por fora... enfim uma delícia! Não fiquem por mim... experimentem!








Receita daqui:

Ingredientes:

500 gr de farinha
 1 carteira de fermento de padeiro ( 11 gr)
1/4 de chávena de açúcar
2 ovos
1/3 de chávena de leite
1/4 de chávena de água
50 gr de manteiga


Podem usar a máquina de pão,mas eu usei a Bimby. Bater todos os ingredientes 30 segundos velocidade 4 e 4 minutos velocidade espiga. Deixar levedar até dobra de volume.

Depois de lêveda, amassar ligeiramente a massa para lhe retirar o ar. Estender com o rolo até formar um rectângulo. Cobrir com:

50 gr de manteiga derretida
1 chávena de açúcar + 2 colheres de chá de canela


Cortar a massa às tiras e cada tira em pedaços que se colocam em cima uns dos outros com cuidado para não desperdiçar o recheio de açúcar e canela. Colocar as fatias numa forma de bolo inglês untada. Aproveitei o açúcar que caiu das "folhas" para polvilhar o pão o que lhe deu uma deliciosa crosta estaladiça. Deixar levedar durante 30 minutos.

Aqui já depois de ter levedado novamente.




Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos ou até que esteja cozido.




































































Agora é só ir tirando os pedaços do pão ( não é preciso faca) e deliciar-se. Espero que gostem.






















26 comentários:

  1. Ai Márcia, se soubesses como gosto deste pão! Eu sou como tu, adoro massas lêvedas! Cresci a ver a minha mãe fazer, talvez por isso eu goste e aprecie tanto! O que eu dava por um pedaço do teu pãozinho! Tenho de me controlar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes pães, mas ainda só experimentei salgados, esta versão doce parece ser deliciosa!
    Beijinhos

    Ana C.
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  3. Querida márcia, espero que estejas melhor da tua gripe.
    Eu adoro pull apart bread.
    Fiz uma vez um de limão e ficou divino e mesmo como descreves, fofo por dentro e crocante por fora.
    Este com canela, também não seria nada má ideia e já apetecia prová-lo.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Fofo por dentro e crosta estaladiça, para mim não é preciso ouvir mais nada, quero! :D
    Que aspecto fantástico, adoro. :)
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Claro que eu gostava muito duma fatia do teu pão tenho muita pena de estar longe de ti, devia estar delicioso...um beijinho e as tuas melhoras.

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro estes pães, ainda há pouco tempo fiz um mas cozi-o na MFP. Ficam sempre uma maravilha e ainda por cima, é como dizes, não precisámos de faca para o cortar por isso é um pão perfeito :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  7. Já fiz varias vezes é uma delicia.
    Esse ficou perfeito deu vontade de fazer mais uma vez.
    Boa semana Marcia

    ResponderEliminar
  8. Ai amiga, como eu gostaria de pegar um pedacinho desse pão. Você sabe que eu amo fazer e comer pão né?
    Hummmm, aguei! kkkk
    Que bom que vc gostou dos biscoitinhos.
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  9. Humm mas que maravilha ficou 5* adorei depois venho te roubar a receita hehe bjs

    ResponderEliminar
  10. oi Márcia,esse pão e mesmo uma delicia bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  11. Querida Márcia, adorei este pão! Está mesmo a pedir para ser devorado, eheheh. Vou ter de experimentar, esta é uma das receitas que aqui em casa tem sucesso garantido.
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  12. Que pãozinho irresistível!
    A experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Meu Deus deve ficar hummm bom demais
    canela então me deu agua na boca levo
    a receita vou tentar fazer bjuss minha querida
    Rita

    ResponderEliminar
  14. Que bom aspeto...deve ser bom!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Márcia minha querida,
    Eu tbm tenho uma lista enorme de pães, cada receita pra mim é única
    e preciosa!
    Esse teu pão ficou lindo, imagino o sabor e o aroma, hummmmmmm...delícia!

    Beijinhos, fique com Deus! ♥

    ResponderEliminar
  16. Louca por canela como sou, fiquei sentindo o aroma aqui...
    Parece ser delicioso, vou experimentar!
    Abração esmagador e linda tarde.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite
    Diferente no formato,hummm,parece delicioso.Canela e açúcar,impossivel resistir.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Adoro massas lêvedas e estes pães pull-apart, são uma maravilha. Tenho uns poucos seleccionados para experimentar, mas com canela é sempre tão bom! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. O aspecto está maravilhoso! Imagino que tenha ficado uma delícia.
    Bjo grande!

    ResponderEliminar
  20. Acho esse pão lindo Márcia, uma tentação, ainda quero fazê-lo tbm e o aroma deve invadir toda casa.
    Bj e ótimo fds

    ResponderEliminar
  21. Que coisa tao boa :D Este pao nao ia durar tempo nenhum em minha casa (e eu moro sozinha!!)
    Bom fim-de-semana!
    Ines

    ResponderEliminar
  22. Querida Márcia,
    que verdadeira perdição!
    Acho que aqui voava num instante!
    Adoro a crosta de açúcar e canela que o torna ainda mais guloso!
    Gosto imenso desses pães apesar de nunca ter feito nenhum!
    Tenho mesmo que me aventurar.
    Ficou lindo!
    Um beijinho grande querida

    ResponderEliminar
  23. Dão trabalho, mas adoro massas assim! Há uns tempos estive quase a fazer um pull apart do género, mas acabei por fazer monkey bread. Agora tenho de fazer esse, tem um ótimo aspeto :D

    ResponderEliminar
  24. Querida Márcia :)
    Não conhecia este género de pão, mas fiquei fã. Muito original e também deve ser uma delícia. Gostei muito amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ai, já estou com o estômago lotado de saborear todas estas delícias! Amiga, estou atrasada na visita! Estou pensando seriamente em ir morar aí perto de você! Quem sabe não consigo ser contratada como "provadora" de todas estas receitas maravilhosas! Fiquei babando na torta de morango, mas o pão de canela é o meu preferido!
    Bjs e um delicioso final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar